sexta-feira, 7 de junho de 2013

Doses de política local

Confesso que política e eu formamos uma emulsão altamente instável, no entanto, temos de nos subjugar à forma como o mundo está organizado, por isso, como já dizia o outro “se não os podes vencer, junta-te a eles”.

Mas a política regional pelo menos dá um certo gozo, uma vez que rompe com todo e qualquer conceito de sensatez. Primeiro começou com a indecisão sobre quem seria o candidato laranja ao Cavaquistão; aqui notou-se uma clara antagonia entre PSD e o nosso famoso bigodes, mas o Dr. Ruas lá teve de acatar com o Dr. Henriques. Agora a minha questão é: o Dr. Ruas (com todo o respeito que lhe é devido, atenção!) já afirmou publicamente que gostaria de regressar depois da suspensão (o que é legítimo na base da cidadania), e no entanto apoia também o Dr. Henriques, que já afirmou publicamente que tem um projecto de futuro, i.e., mais que um mandato. Ora esta relação é muito estranha, talvez inspirada nos (des)amores do governo.
Outra coisa que me deixa a pensar é se os dois principais candidatos sabem se são mesmo Viseenses ou não, porque parece-me a mim (ai ai, as más línguas...) que se lembraram disso agora que abriu uma vaga no poleiro. No entanto saúdo o vincado empenho dos protagonistas em enraizar-se na terra.
Relativamente à candidatura do Coronel Fernando Figueiredo à Assembleia Municipal pelo CDS-PP, que está a causar grande balbúrdia na opinião pública, não entendo o motivo de tanta agitação. Sinceramente o sistema político instalado em Portugal é deprimente, e como bem fraseado pelo Rui “a crítica é menos eficaz que o exemplo”. O Fernando faz um trabalho notável a partir do VSB, sendo talvez o principal motor para discussão crítica na cidade, e só posso ver com bons olhos a emergência de personalidades independentes no meio instalado, até para desinstalá-lo! Aliás, e concordando com o Rui, criticar de fora é fácil (uma espécie de intelectualismo provenciano, bem fraquinho por sinal), mas arregaçar as mangas e fazer algo é outra, porque nos tira da nossa posição de conforto para efectivamente realizar trabalho palpável. Além disso, na minha modesta opinião, o sentido crítico com torpedo sempre na ponta da língua do Fernando só poderá beneficiar a discussão na Assembleia.

Houvesse mais gente com vontade!

Sem comentários:

Enviar um comentário