quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Farmácia de luto

Ora eu nem sou um farmacêutico muito convencional, nem sequer trabalho numa farmácia, mas tenho um verdadeiro amor à profissão, pelo que custa e entristece ver o evoluir das condições da farmácia...

Sim, muitos irão dizer "ah e acabou-se com o lobby farmacêutico, aqueles pulhas!". Pessoas, bem sabeis que a farmácia é o ponto de contacto de muita gente com um profissional de saúde, ainda mais quando os nossos amigalhaços médicos cobram yXz € por consulta. Ora, antes que leve aqui mordidelas por todos os lados: eu sei que um farmacêutico não é um médico, e não está habilitado a diagnosticar. Já tive essa discussão vezes de mais para me estar a chatear agora. Mas a verdade é que para a D. Cremilde que teria de apanhar uma carreira, esperar horas num hospital/centro de saúde para vir com uma receita de paracetamol, convenhamos que uma ida à farmácia chega bem.

Para além disso, é o último contacto do doente com um profissional de saúde, um complementar da consulta médica, o especialista do medicamento atestando a decisão clínica, o profissional de saúde mais acessível por parte da população. Tudo isto para dizer: a farmácia é um constituinte importante do Sistema Nacional de Saúde, e não se pode bater no ceguinho até ele parar de mexer!

Dizem-me: era um negócio de milhões. Ok, concordo, era exagerado. Mas passar do 80 para os -80?? As farmácias estão a falir meus senhores. Sabem quem distribuirá (sim, porque estão ao preço da chuva) medicamentos caso isso aconteça? Pois... peçam ao Paulo Macedo.

Depois há aqueles fanfarrões da ANF. Atenção, eu por acaso sou um pouco contra aquilo que a ANF se tornou. Começou por ser uma associação de proprietários de farmácia (ai naqueles tempos em que isso era reservado a farmacêuticos...) e foram gananciosos para tentar formar uma "empresa" que cobrisse todo o ramo, para que o dinheiro saísse e entrasse de forma circular. Estão-se agora a lixar com um "F" bem grande.

Parem de ser gananciosos e pensem no rumo actual da profissão... as farmácias estão de luto hoje, mas começaram a morrer há muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário