Quando eu era um jovem petiz, viajar não era para todos, e se conseguíssemos ir acampar para Aveiro com os nossos colegas já eram umas férias 10* que nunca mais nos esqueceríamos.
Mas o mundo encurtou, e as viagens ficaram bem mais baratas. Novamente, quando era um jovem petiz, tinha ideia que um bilhete de avião era coisa para ficar a roçar, no mínimo 20X a minha mesada. Agora, há viagens a 10€.
Mas isto é bom meus amigos, a Europa quer-se mais curta, e efectivamente esta maior facilidade em viajar aproximou mais os povos. Além dos vôos Low Cost, existe ainda a dificuldade do alojamento, e também para isto a indústria turística jovem arranjou soluções: Hostel! Um Hostel é um tipo de acomodação caracterizada pelos baixos preços e pela socialização, ou seja, dois em um: vais viajar, pagas pouco e conheces gente.
A comunidade saltimbanco criou também um outro conceito interessante chamado Couchsurfing, em que basicamente as pessoas oferecem os seus sofás ou camas a pessoas que queiram viajar para esses sítios, mas isso dá conversa para um outro post futuro.
Voltando ao Hostel; viajar é portanto uma actividade bem mais vulgar e desejada que antigamente, efectivamente é mais acessível e as pessoas desejam de facto conhecer o mundo, e como podemos deduzir, a presença de um hostel chamará jovens aventureiros a essa zona, exactamente por ser um sítio de encontro e confraternização.
Agora vejamos a realidade Portuguesa, de Norte a Sul (somente Hostel, não contabilizando Bed & Breakfast’s) [Informação retirada de http://www.hostelworld.com]:
- Ponte da Barca: 1 Hostel;
- Braga: 1 Hostels (é assim que se escreve o plural?);
- Guimarães: 4 Hostels;
- Felgueiras: 1 Hostel;
- Porto: 30 Hostels;
- Espinho: 1 Hostel;
- Praia de Esmoriz: 1 Hostel;
- Aveiro: 2 Hostels;
- Viseu: 0 Hostels;
- Coimbra: 6 Hostels;
- Figueira da Foz: 1 Hostel;
- Leiria: 1 Hostel;
- S. Martinho do Porto: 1 Hostel;
- Peniche: 12 Hostels;
- Lourinhã: 4 Hostels;
- Torres Vedras: 1 Hostel;
- Ericeira: 6 Hostels;
- Sintra: 3 Hostels;
- Cascais: 3 Hostels;
- Lisboa: 44 Hostels;
- Caparica: 1 Hostel;
- Setúbal: 1 Hostel;
- Sesimbra: 1 Hostel;
- Évora: 3 Hostels;
- Vila Nova de Milfontes: 4 Hostels,
- Aljezur: 2 Hostels;
- Sagres: 1 Hostel;
- Lagos: 12 Hostels;
- Portimão: 3 Hostels;
- Lagoa: 1 Hostel;
- Albufeira: 1 Hostel;
- Faro: 5 Hostels;
- Tavira: 1 Hostel
- Pico (Açores): 1 Hostel;
- São Jorge (Açores): 1 Hostel;
- Angra do Heroísmo (Açores): 1 Hostel;
- Ponta Delgada (Açores): 1 Hostel;
- Vila do Porto (Açores): 1 Hostel;
- Funchal (Madeira): 1 Hostel.
Consegui fazer passar a minha mensagem? Viseu não tem Hostel. Viseu que fica a 1h30 do aeroporto do Porto, que é um aeroporto bastante movimentado, ainda mais considerando os low cost, não tem Hostel. Ok, temos a Pousada da Juventude do IPJ, mas os turistas não sabem certo? E se de facto houvesse um Hostel, listado na comunidade Hostel, a chamar turistas à cidade?
Adaptar aos novos tempos amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário