sexta-feira, 5 de abril de 2013

Acorda Viseu, este é o teu Académico...

Académico de Viseu Futebol Clube, conhece? Sabia que está a “lutar” pela subida à segunda liga? Costuma ir ao Fontelo apoiar a equipa? Não? Sim? Talvez?…
ACORDA VISEU, olha o “teu” Académico… Olha o teu clube de volta aos momentos épicos e de glória que polvilharam a história do CAF, mais conhecido por Académico de Viseu… Estão de volta as grandes tardes do Fontelo, estão de volta as romarias de apoio ao Académico nas suas deslocações fora. E tu,ó cidade, porque esperas para apoiar o teu clube?

Quem se lembra da rocambolesca visita aos Aliados de Lordelo, no final da década de 70, que acabou com a subida à 1ª divisão do Académico e com uma monumental chuva de garrafas, pedras e outros objectos sobre as “nossas” gentes? Eu, nos meus 3/4 anos estive lá, como estiveram milhares de viseenses a vibrar com o “seu” Académico…

Quem se lembra de uma tarde chuvosa, dia de semana, jogo de liguilha no Fontelo, Académico vs Marítimo, chovia, casa a abarrotar, comércio fechado, festa rija na rua com direito a desfile da equipa…

Seguiu-se a descida até à 3ª Divisão, momentos complicados, mas o Académico, clube mais representativo da região, bandeira de uma cidade, voltou ao convívio dos grandes pela mão o Presidente José Manuel Oliveira e do falecido Carlos Alhinho.

Depois, depois a história é conhecida, momentos menos bons que sim, também eles são património do clube, mas, também, momentos de alegria e glória como os vividos na última época e os que agora se vivem.

Sob a batuta de Filipe Moreira, um punhado de valorosos guerreiros, preparam-se para as 4 finais que se avizinham. E tu? já tiras-te a bandeira do armário?

O Académico é de todos nós, o Académico precisa do apoio de todos nós. São 4 finais, tantas quantos os domingos e Abril. Vem apoiar o teu clube, trás um amigo, o teu filho a avó e a sogra, todos somos poucos, mas seremos seguramente mais…

Vamos voltar a ouvir aquele célebre grito que ecoava das bancadas do Fontelo:

“VAMOS AO GOLOOOOOO ACADÉMICO!!!!!!!!!

Uma palavra final para duas pessoas que muito contribuíram e contribuem para o ressurgimento Académico de Viseu, o seu Presidente Fernando Albino e o “faz-tudo” Monteiro.

From blog Tempo de Vésperas, by Rui Rodrigues dos Santos

7 comentários:

  1. viva!bem com este post, os haters vão chegar em 3,2,1....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. “Haters”? - o Sr. "Indo Eu Indo Eu" não tem razão porque a verdade é que doí. Que rebata seriamente o assunto (CAF/GD Farminhão) e tenha coragem de apresentar argumentos sérios a desdizer os fatos reais que todos conhecem e deveriam envergonhar quem os praticou. Mas há quem nem vergonha tenha. Em Farminhão ficaram contentes por fazer um favor (a mão por trás do arbusto – Fernando Ruas) e em Viseu esfregaram as mãos de contentamento.

      Eliminar
    2. Nem "haters", nem "trolls." porque o CAF fechou as portas por decisão judicial e o AVFC até 2005 foi o GD Farminhão.
      Tanto barulho para nada? Nem 1000 pessoas foram ao Fontelo e se não se "põem a pau", ainda vão ser ultrapassados pelo o SC de Espinho.

      Eliminar
    3. Eu sei que custa ver o clube crescer mas vão ter de aguentar!

      Eliminar
  2. antoniocosta1960@gmail.com5 de abril de 2013 às 20:28

    Cada um faz o julga ser certo ou não, depende da escolha. Mas eu jamais poderei apoiar um clube que "renasceu" graças a um favor de outro (Grupo Desportivo de Farminhão) facto que permitiu que o "Académico Vise FC" não tivesse disputado dois campeonatos para chegar à I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu.
    Fizeram batota a coberto de uma manobra jurídica mas não deixam de ser batoteiros. Mau exemplo que felizmente não seguido em Felgueiras, Salgueiros e Faro.

    ResponderEliminar
  3. O "jornalista" e amigo do AVFC Silvino Cardoso é um grande mentiroso:
    Só ele viu e calculou que estiveram no Fontelo 3.500 a ver a UDT empatar com o AVFC.
    Na minha estimativa não ultrapassariam os 800 (?)e não por falta de apoio vindo da bancada que não ganharam.

    ResponderEliminar
  4. Se esteve no Fontelo poderá confirmar que o "jornalista" fez e faz sempre fretes ao seu clube nos textos que escreve e não só com números. É um "doente" e quem o contrariar - não gosta do "Académico", nem da cidade. Toca a faltar à verdade e desrespeitar a ética.

    ResponderEliminar