Académico de Viseu Futebol Clube, conhece? Sabia que está a “lutar” pela subida à segunda liga? Costuma ir ao Fontelo apoiar a equipa? Não? Sim? Talvez?…
ACORDA VISEU, olha o “teu” Académico… Olha o teu clube de volta aos momentos épicos e de glória que polvilharam a história do CAF, mais conhecido por Académico de Viseu… Estão de volta as grandes tardes do Fontelo, estão de volta as romarias de apoio ao Académico nas suas deslocações fora. E tu,ó cidade, porque esperas para apoiar o teu clube?
Quem se lembra da rocambolesca visita aos Aliados de Lordelo, no final da década de 70, que acabou com a subida à 1ª divisão do Académico e com uma monumental chuva de garrafas, pedras e outros objectos sobre as “nossas” gentes? Eu, nos meus 3/4 anos estive lá, como estiveram milhares de viseenses a vibrar com o “seu” Académico…
Quem se lembra de uma tarde chuvosa, dia de semana, jogo de liguilha no Fontelo, Académico vs Marítimo, chovia, casa a abarrotar, comércio fechado, festa rija na rua com direito a desfile da equipa…
Seguiu-se a descida até à 3ª Divisão, momentos complicados, mas o Académico, clube mais representativo da região, bandeira de uma cidade, voltou ao convívio dos grandes pela mão o Presidente José Manuel Oliveira e do falecido Carlos Alhinho.
Depois, depois a história é conhecida, momentos menos bons que sim, também eles são património do clube, mas, também, momentos de alegria e glória como os vividos na última época e os que agora se vivem.
Sob a batuta de Filipe Moreira, um punhado de valorosos guerreiros, preparam-se para as 4 finais que se avizinham. E tu? já tiras-te a bandeira do armário?
O Académico é de todos nós, o Académico precisa do apoio de todos nós. São 4 finais, tantas quantos os domingos e Abril. Vem apoiar o teu clube, trás um amigo, o teu filho a avó e a sogra, todos somos poucos, mas seremos seguramente mais…
Vamos voltar a ouvir aquele célebre grito que ecoava das bancadas do Fontelo:
“VAMOS AO GOLOOOOOO ACADÉMICO!!!!!!!!!
Uma palavra final para duas pessoas que muito contribuíram e contribuem para o ressurgimento Académico de Viseu, o seu Presidente Fernando Albino e o “faz-tudo” Monteiro.
From blog
Tempo de Vésperas, by Rui Rodrigues dos Santos